O Gigante acordou

O Gigante acordou

O Gigante começou a acordar novamente em Rondônia! Nessa sexta-feira (15), cidadãos indignados se juntaram a diversas entidades para mostrarem a sua revolta com o aumento abusivo da tarifa de energia elétrica no Estado.

Assim como todo o povo foi à rua anos atrás e, com a força das redes sociais, que definiram até as eleições presidenciais, agora O GIGANTE realmente ACORDOU em Rondônia.

Não há nada mais forte do que a força do povo, nas ruas. Sem quebra-quebra, mas com firmeza e altivez!

A classe política também terá papel essencial nessa luta. Alguns já estavam na trincheira desde o início e dias atrás se tornou um “pleito de bancada federal”, o que fará uma diferença enorme nas tratativas com as autoridades federais.

 “Chamamento da sociedade”

Diante do quadro difícil na Justiça e na Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), em reunião do grupo jurídico, formado pelo Conselho Estadual de Defesa do Consumidor (Condecon), Defensoria Pública do Estado (DPE) e os Ministérios Públicos Federal e Estadual (MPF e MPE), foi bem recebida a sugestão de um verdadeiro “chamamento da sociedade”. Assim, na sede do MPE, o grupo se reuniu com a sociedade civil organizada e explicou detalhadamente todos os passos que haviam sido dados, bem como a necessidade de envolvimento da sociedade, o que foi prontamente encampado pelas diversas entidades presentes, que representam os cidadãos, o setor produtivo em geral e os trabalhadores.

Movimento de toda a sociedade

Ali, nasceu o movimento! Resultado da união de todos que quiseram somar de verdade! Alguns já atuavam desde o início e muitos vieram. Muito bom ver a união, as mãos dadas com um único propósito: exigir respeito à sociedade.

Da pluralidade de pensamentos e com o foco na intenção comum, esse grupo forte organizou já na primeira reunião presencial o “Manifesto Oficial” em todo o Estado. Aprovamos que o convite seria único, deixando claro à população que essa luta não tem dono, não existe partido. É da sociedade!

Dali, saímos convidando mais e mais entidades e pessoas. As adesões foram muitas.

Próximos Passos

A bancada federal de Rondônia agendou audiências já nos dias 19 e 20 com a Aneel, TRF1 e com o Ministro de Minas e Energia. Estaremos lá!

Já falamos no nosso blog que o Ministro do Bolsonaro anunciou que iria reduzir as tarifas, então, que Rondônia saia à frente!

E se não der certo? Voltamos às ruas, com dez vezes mais cidadãos, até que o Presidente Bolsonaro nos receba, por meio de atuação da bancada federal e do Governador do Estado. Afinal, Bolsonaro teve uma votação muito expressiva aqui em Rondônia e deve olhar por nós!

Histórico da luta e a união do grupo jurídico

Assim que soubemos do aumento da tarifa de energia elétrica, estabelecemos uma verdadeira trincheira para a atuação jurídica, como já feito antes, a exemplo dos apagões de energia que conseguimos parar na Justiça.

Sobre o histórico da luta judicial, já divulgamos todos os passos no blog

O que tem de novidade é que o nosso recurso está caminhando a passos lentos no TRF1 e por isso montamos uma verdadeira força-tarefa buscando acelerar o trâmite. Após a nossa primeira visita ao Presidente do TRF1 em Brasília, juntamos petições, telefonemas e inclusive o MPE esteve no Tribunal dias atrás, tudo para demonstrar que o caso é sério e carece de resposta rápida.

E a Aneel?

Já falamos em artigo anterior que a Aneel não está se importando com Rondônia e denunciamos um “jogo de cartas marcadas” (veja aqui).

A sociedade organizada e a sua força

Ver a união de todos foi fantástico! Sem distinção de classe social, credo, partido ou qualquer outra coisa. Há anos falo sobre a importância da sociedade civil se organizar, bem como atuarmos contra a indústria de lesar consumidores que se instalou no Brasil.

Artigos relacionados com o tema:

Até Quando?

Até Quando? Parte II

A indústria de lesar consumidores

A indústria de lesar consumidores IV


Imprimir   Email
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s